Sem perder o humor e sem descartar um futuro cinzento para o mundo se não cuidarmos do planeta desde já, a Osklen, de Oskar Metshavat, mostrou uma coleção que traz uma reflexão sobre os os protocolos firmados na Agenda 21 durante a Eco 92 e que volta ao Rio de Janeiro em junho, durante a Rio+20.
O exército verde da marca é um misto de guerreiro tribais e pós-apocalipticos, que vestem roupas funcionais: ora adornam; ora abrigam, ora protegem; como o colete/camisa, com capuz remetendo a um iglu, mochilas embutidas e uma linda estampa floral psicodélica.
As referências da marca também estão nas roupas da estação: o moletom pesado amplo e derrubado, em corte a fio, o casaco de couro de peixe, os vestidos desconstruídos e por aí vai. A novidade é que trazem detalhes de alças de mochilas aplicadas em locais inesperados, recobertas por rebites metalizados ou em lindas estampas, como o camuflado geométrico.
A diversão aparece em vestes felpudas, amplas e volumosas, em cores vibrantes como laranja e azul, combinadas com óculos de "proteção", que lembram os usados em funilarias, além de incríveis tênis com solados grossos e pesados, cheios de faixas, rebites e muita cor. Detalhe, ao final do desfile Metshavat manda seu recado: Act Now (aja agora)!
Por Henriete Mirrione