20 de jan. de 2011

Perfil - Oskar Metsavaht/ Osklen

Meu processo criativo começa com uma cena, uma história, um estilo, um conceito que crio a partir de algo que eu desejei ou vivi. Deste ponto, eu crio o clima, a atmosfera, os looks e as atitudes. Na maior parte das vezes, eu concebo a campanha antes mesmo da coleção. Talvez por isso eu adore fazer a direção de arte do shooting. Crio a atmosfera da história e faço meus próprios filmes, através dos quais posso compartilhar a cena que imaginei no início do processo. As peças são desenhadas para serem o figurino do meu filme. E é possível ‘assisti-lo’ em cada detalhe da coleção. Só fico satisfeito quando os elementos propostos para cada peça, as cores, as texturas e as silhuetas passam a ser usados pelos personagens do filme que criei”, Oskar Metsavaht.

Oskar Metsavaht é um criador multidisciplinar que transita entre áreas como a moda, o audiovisual, o design de mobiliário, ações socioambientais e expedições. Sua principal atividade é a direção de estilo e criação da marca Osklen, onde revela uma visão original do estilo de vida brasileiro contemporâneo, sofisticado e despojado ao mesmo tempo. A marca, fundada pelo próprio Oskar, tem endereços em Nova
Iorque, Lisboa, Tóquio, Milão e nas principais capitais do Brasil.

Com seu atelier no Rio de Janeiro e um studio de design em Milão, Oskar divide seu tempo entre viagens à Europa, Nova Iorque e Tóquio, expedições na floresta Amazônica em busca de novos materiais voltados para o desenvolvimento sustentável e o surfe em Ipanema, no Rio de Janeiro.

Seu estilo de vida conectado ao urbano, à natureza, às artes e aos esportes, unidos à sua constante necessidade de experimentação, o levaram a desenvolver também projetos como a trilogia de expedições de snowboard Surfing the Mountains (Andes - Alaska - Himalaya).

Como suas idéias e projetos estão sempre interligados e se influenciam mutuamente, a trilogia foi inspiração para coleções e documentários com direção assinada por Oskar Metsavaht.
Novos desdobramentos de suas idéias vieram também a partir de convites para desenvolver criações para diversos projetos brasileiros e internacionais, como o da Andy Warhol Foundation of Art, a edição especial do Jeep Cherokee para a Chrysler Brazil e a série de relógios para a H.Stern, intitulada Arpoador, comercializada no Brasil e no mundo.

O etos de Oskar Metsavaht e sua equipe criativa inclui o envolvimento com questões socioambientais desde os anos 90. Oskar é, por exemplo, fundador do instituto e, uma instituição sem fins lucrativos sediada no Rio de Janeiro, dedicada a promover o desenvolvimento humano sustentável. Através dele, desenvolve o projeto e-fabrics que, em parceria com empresas, instituições e centros de pesquisa, identifica tecidos e materiais desenvolvidos a partir de critérios socioambientais. Frequentemente é convidado para participar como orador sobre o novo luxo em conferências mundiais, como o Milano Fashion Summit e o Ethical Fashion Paris.

Oskar Metsavaht é fundador e vice-presidente da Associação Brasileira dos Empreendedores Amigos da UNESCO e Cônsul Honorário da Estônia no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário